Atendimento em Português ou Inglês

Neuropsicologia

É a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental e sua correlação com as funções cerebrais, tanto nos padrões normais quanto nos patológicos.

A Neuropsicologia sofreu enorme avanço com o surgimento e desenvolvimento dos exames por imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Ela se divide em 3 grandes áreas: avaliação neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e pesquisa, podendo ser exercida por psicólogos e neurologistas.

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação baseia-se na aplicação de uma somatória de testes, questionários, escalas e da observação técnica e cuidadosa do comportamento para a quantificação e qualificação das funções mentais como: memória; concentração; raciocínio; linguagem entre muitas outras.

A avaliação neuropsicológica pode ser usada em diversas situações para diagnósticos diferenciais de distúrbios psiquiátricos, na confirmação de transtornos e síndromes neurológicas, para fins forenses relacionados a déficits de funções cerebrais, antes de cirurgias ou para acompanhamento de tratamentos outros que possam afetar as funções cognitivas.

Reabilitação Neuropsicológica

Depois de feita uma minuciosa avaliação neuropsicológica, um próximo passo pode ser a reabilitação neuropsicológica, processo altamente individualizado que irá oferecer atividades terapêuticas planejadas para a necessidade do indivíduo. O suporte emocional ao paciente e seus familiares também faz parte deste processo ajudando toda a família com informação sobre a patologia e do nível de funcionamento cognitivo e comportamental do paciente, assim como toda a orientação necessária para a readaptação do paciente e seus familiares.

O objetivo maior da reabilitação é desenvolver o indivíduo em todas as suas potencialidades, minimizando suas dificuldades e para torná-lo o  mais independente possível no seu dia a dia.

Pesquisa

Como é uma área muito nova, há ainda muito o que se estudar. Um amplo campo de pesquisa ocupa  boa parte dos profissionais.